top of page

O que vem a sua mente quando dizemos "Folclore"?


Ilustração: Adilson Faria (http://ailustra.blogspot.com.br)


O folclore brasileiro é recheado de histórias e personagens diferentes entre si, alguns mais conhecidos que outros. Por isso, nós do Operação L.O.V.E., para comemorar essa data, fizemos uma enquete para saber qual é o primeiro personagem do folclore que vem a cabeça das pessoas quando questionadas sobre essa característica tão brasileira.


‘’O primeiro personagem que me vem à mente é a mula sem cabeça. Me lembro da professora contando a história pra mim na escola quando pequeno e eu fiquei com muito medo’’ ,diz o estudante Rafael da Silva, de 18 anos.


A mula sem cabeça solta fogo pelo pescoço no local onde deveria estar sua cabeça. Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada nesse monstro. Ela é

uma dos tantos personagens do folclore brasileiro. “Eu tive uma tia que namorou com um padre, e quando me contaram a história da mula, eu ficava com medo dessa tia. Felizmente não aconteceu nada”, falou Gustavo Tristão, de 16 anos.


‘’Quando morava na roça, várias vezes minha mãe me contava histórias sobre o saci, e sempre que eu via as folhas do pé de café balançarem, eu ficava com bastante medo de ser ele’’, diz a pespontadeira Alcineia da Silva, de 52 anos. Existem pessoas que relatam ter visto o saci em roças, sítios, chácaras e outros locais da zona rural.


‘’O Saci Pererê foi um personagem que marcou a minha infância, pois eu era muito fã do programa Sitio do Pica Pau amarelo, onde ele era um importante personagem”, contou emocionada a pespontadeira, Anesia Maria da Silva, de 50 anos.


Existem muitas outras lendas que fazem parte do folclore brasileiro, como os regionais, que não são tao conhecidos, mas não podem deixar de serem citados. Um exemplo é a lenda do guaraná, que é da Região Norte, que conta a história de como o pé de guaraná realmente surgiu. Um garoto era amado por toda a tribo maués, mas invejado por um espírito maligno que desejava sua morte. Um dia, ele foi morto por uma cobra, que o espírito deixou para matá-lo, e no lugar onde o menino morreu, uma árvore com um fruto em forma de olho (que hoje é o guaraná) floresceu.


Fique por dentro das próximas notícias que sairão nesta Semana do Folclore aqui em nosso site!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page